<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d8849594\x26blogName\x3dCaderno+de+Rascunhos+::\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLACK\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://cadernoderascunhos.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://cadernoderascunhos.blogspot.com/\x26vt\x3d1207098319145265330', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

Curtíssimas

Para espancadores de teclados

Desde 1997, professores e estudiosos de nossa inculta e bela Língua Portuguesa trabalham em um projeto que vai interessar a escritores, redatores, blogueiros e afins. É o “E-Dicionário de Termos Literários”, um site que reúne termos técnicos usados em textos acadêmicos, na crítica literária e na literatura. O projeto tem a participação de 100 voluntários, a maioria de universidades brasileiras e portuguesas. Em 2007, dizem os organizadores do
e-dicionário, o ponto-de-encontro de quem ganha a vida espancando teclados vai estar pronto.
Dê uma conferida quando puder.


Os cem do cinema
Rafael Galvão listou os 100 melhores filmes de todos os tempos. (Na humilde opinião do Rafael Galvão, é claro.) Aí é que eu pergunto: você concorda com a lista?


Aquela palavra
Dicionários de idéias afins – também chamados de analógicos – hoje são difíceis de serem encontrados. Poucas (ou quase inexistentes) são as editoras que os publicam. Esses livrinhos raros mas indispensáveis reúnem as palavras por campos semânticos ou por analogia a uma idéia. Baseiam-se nos conceitos correspondentes às palavras, ou seja, a classificação é ideológica.

São ótimos para reuniões de brainstorm (reunião eventual de pessoas criativas em agências de publicidade, onde uma "tempestade de idéias" faz surgir o conceito ou o slogan procurados) e indispensáveis para compositores. Se a leitora amiga não tem um desses dicionários, dê uma passada no “Thesaurus da Língua Portuguesa do Brasil”.
É mão-na-roda.
« Home | Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »

» Postar um comentário