<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d8849594\x26blogName\x3dCaderno+de+Rascunhos+::\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLACK\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://cadernoderascunhos.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://cadernoderascunhos.blogspot.com/\x26vt\x3d1207098319145265330', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

A morte e a morte de Bussunda










Vítima de boato, Bussunda brincou com a própria desgraça na capa da Revista da Web!




Parece apenas mais um daqueles boatos que circulam – e pululam – de boca em boca depois de terem surgido na internet. Mas não é. Pelo menos não desta vez. Agora é sério, mas ainda parece piada: Bussunda, um dos humoristas do grupo Casseta & Planeta, morreu.

Boato e piada são palavras recorrentes quando me lembro do humorista por dois fatos. Primeiro: Bussunda já morreu uma vez, vítima de um boato propagado pela internet. Segundo: Bussunda era humorista, e a notícia de sua morte poderia ser apenas mais uma de suas brincadeiras. Não era.

Há tempos o humor feito pelo Casseta & Planeta havia se tornado casseta. Não achava mais graça no programa, com sua recorrente crítica chapa-branca às novelas da Globo, que agora tomava quase todo o tempo do humorístico. Há muito a trupe havia perdido a acidez que marcou seu surgimento, no início da década de 80.

Cansados da falta de mulher no curso de engenharia, os estudantes Hélio de La Peña, Beto Silva e Marcelo Madureira lançaram, em 1978, o Casseta Popular. Os primeiros exemplares eram copiados em um mimeográfo. Em 1980, se juntaria ao grupo os xarás Cláudio Manoel e Cláudio Besserman, este último conhecido como Bussunda nos corredores da Escola de Comunicação da UFRJ – onde havia entrado naquele ano para cursar jornalismo. Ou pelo menos para tentar (Bussunda foi jubilado por causa de inúmeras reprovações).

Ex-militante do PCB, Bussunda já havia mostrado simpatia pela terceira via (nesse caso, o humor), quando bagunçou a luta política no campus da Praia Vermelha na eleição para o diretório de estudantes da UFRJ, lançando a chapa Overdose. Entre as palavras de ordem, a plataforma de atuação da chapa de Bussunda brigava por “cultura com CU maiúsculo” e por “caipirinha no bandejão”.

Em 1988, a turma do Casseta Popular encontraria Hubert e Reinaldo – ambos cartunistas com passagem pelo Pasquim, (ir)responsáveis pela revista Planeta Diário – durante a gênese do humorístico TV Pirata, onde eram redatores. Estava formado o Casseta & Planeta.

Um dia, indagado sobre a origem do seu apelido, Bussunda explicou que ele era a junção das duas coisas que ele mais gostava na vida. Sua terceira paixão, certamente, era uma pelada (não me refiro à acepção sexual, mas à esportiva da palavra). Engraçado – ou curioso, termo mais apropriado para o momento – como uma das paixões de Bussunda foi responsável por sua morte. Parece piada, mas não é: Bussunda morreu de futebol.
« Home | Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »

» Postar um comentário