Numa ilha deserta com Sig, Eustace Tilley e uma cabrocha
Dinheirocompra a felicidade? Todo o parcodinheiroquetenho hoje compra, sim. E aindasobra troco. Se me arranjarem uma ilhadeserta e uma cabrochaqueaceitepassar o resto de sua existênciamal-acompanhada, prometo nãoincomodarmais os rarosamigos, os parentesricos e as leitoras de ocasião. Nuncamais.
Chegou às estantes o primeirovolume da antologia do Pasquim. São exatas 352 páginascom o melhor de um dos períodosmais férteis do jornalismobrasileiro, de 1969 a 1971. Antes, a revista New Yorkerjá havia lançado, em dêvedê, uma ediçãocomtodos os números de seus80 anosbemvividos. O supra-sumo de lá e de cá. O crème de la creme de Nova Iorque e de Ipanema.
De Jaguar a Crumb, de Ivan Lessa a Woody Allen, de Ziraldo a Steinberg, vou contando minhasparcasmoedas e chego à conclusão: dá paracomprar a felicidade.
O Pasquim surgiu em 1969, no Rio de Janeiro. Deu uma sacudidela na grandeimprensa, mudou a linguagempublicitária, influenciou uma turmainfindável de cartunistas e humoristas e fez escola comsuacrítica de costumes, umrecurso usado na épocaparabater na ditadura. Aos poucos, o jornalsemanal, alternativo e nanico, saiu da marca de 14 milexemplares e chegou aos 200 mil leitores. A brincadeira durou 22 anos.
Já a The New Yorker estreou em 21 de fevereiro de 1925, nosEstados Unidos. Foi fundada porque Harold Hoss desejava criar uma sofisticada revista de humor. Aindaque a publicação nunca tenha perdido suaoriginalveia humorística, a The New Yorker rapidamente se estabeleceu como umlocalfecundopara o jornalismo de qualidade e a ficção. Passaram porlánomescomoVladimir Nabokov, Truman Capote e Elizabeth Bishop.
O primeirovolume da antologia do Pasca custa R$ 59. Se multiplicarmos porquatrovolumes – aindanão há previsão de lançamentopara os outrostrês –, chegamos a R$ 239. A caixacom os oito dêvedês da New Yorker saem a US$ 50. Maisoumenos R$ 115 emmoedatupiniquim. No total, apenas R$ 354 pelafelicidade. Uma pechincha.
E assim, ao lado do rato Sig, o símbolo do Pasquim; de Eustace Tilley, o dândique virou mascote da revista norte-americana; e de uma cabrochaincauta, numa ilhadeserta, eu imagino o paraíso. Agora, quanto deve custar uma ilhadeserta?
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on segunda-feira, abril 03, 2006 at segunda-feira, abril 03, 2006.
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